quarta-feira, 8 de junho de 2011

Battisti - Supremo mantém decisão de Lula e leberta italiano Cesare Battisti

Supremo mantém decisão de Lula e liberta italiano Cesare Battisti

Extradição do ex-ativista tinha sido negada pelo ex-presidente Lula.
Preso há cerca de 4 anos, italiano deve ser libertado até esta quinta (9).

Débora Santos * Do G1, em Brasília
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (8), por seis votos a três, manter a determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no dia 31 de dezembro do ano passado, negou o pedido de extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.
Preso no Brasil desde 2007, o italiano deve ser libertado até esta quinta-feira (9). O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, assinou na noite desta quarta-feira o alvará de soltura. Com isso, Battisi pode ser solto a qualquer momento.
"Não é operacionalmente viável tirá-lo da Papuda [presídio onde Battisti está preso, em Brasília] durante a madrugada", afirmou, após o julgamento, o advogado de Battisti, Luís Roberto Barroso. Segundo a defesa, o italiano já foi informado da decisão do STF.
Plenário do Supremo Tribunal Federal durante o julgamento do 
italiano Cesare Battisti (Foto: Felipe Sampaio / STF)Plenário do Supremo Tribunal Federal durante o julgamento de Cesare Battisti (Foto: Felipe Sampaio / STF)
Depois da decisão de Lula, Battisti poderia ter sido solto, mas a República da Itália voltou ao STF, e o caso – que já havia sido arquivado – foi reaberto, em janeiro deste ano. Acusado de quatro assassinatos, ocorridos na Itália, durante a luta armada na década de 70, Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário