quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CAIXA VETA NOVOS FINANCIAMENTOS PARA MRV POR TRABALHO ESCRAVO


CONSTRUTORA ENTROU PELA SEGUNDA VEZ EM LISTA DO MTE DE EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO

MRV (Foto: Internet/Reprodução)
Depois de ter entrado em agosto do ano passado na lista de empresas que foram flagradas com exploração de mão de obra escrava, do Ministério do Trabalho e Emprego, a MRV teve o recebimento e a contratação de novas propostas para financiamentos suspensos pela Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira (02/01)
A construtora, uma das cinco maiores do país, é uma das principais componentes do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Em comunicado distribuído à imprensa, a Caixa explicou que os empreendimentos da MRV já contratados terão seu curso normal, tanto na liberação das parcelas quanto no financiamento para os compradores das unidades habitacionais.
O Banco do Brasil, que também deve adotar a mesma postura da Caixa, por ser estatal, ainda não confirmou a medida, sob o argumento de que suas relações comerciais com clientes são protegidas pelos sigilos bancário e comercial. Mas, como segue a portaria interministerial que proíbe crédito de bancos públicos a empresas que estão na lista do MTE, a instituição deverá seguir o mesmo caminho da concorrente.
Segundo o Ministério do Trabalho, a MRV responde pela terceirização ilícita de trabalhadores em um prédio residencial de 172 apartamentos em Curitiba. A construtora teria contratado parte dos trabalhadores por intermédio da V3 Construções, uma empreiteira fornecedora de mão de obra, que foi alvo da ação fiscal. O ministério diz ter flagrado a V3 com trabalhadores em regime análogo ao de escravidão.
Em agosto, a MRV já havia sido citada três vezes na lista, com irregularidades em obras de suas filiais de Bauru e de Americana, no interior de São Paulo, e de sua subsidiária Prime Incorporações, em Goiânia (GO). O cadastro contém 398 pessoas físicas e empresas, a maioria fazendeiros e companhias ligadas ao agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário