quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Após polêmica envolvendo seu hino, Grã-Bretanha tira Uruguai dos Jogos

Donos da casa vencem bicampeões olímpicos e se classificam para as quartas de final. Senegal empata com os Emirados Árabes e também segue

Por GLOBOESPORTE.COM Cardiff, País de Gales
A Grã-Bretanha está nas quartas de final do futebol masculino nas Olimpíadas de Londres. A equipe do técnico Stuart Pearce garantiu seu lugar na próxima fase na tarde desta quarta-feira ao derrotar o Uruguai por 1 a 0, no no Estádio Millenium, em Cardiff, capital do País de Gales. Com o resultado, acabou em primeiro no Grupo A e ainda eliminou os bicampeões da competição. Senegal, que empatou com os Emirados Árabes, também segue na disputa pelo ouro. Agora, os anfitriões enfrentarão a Coreia do Sul. Já os africanos pegarão o México.

Polêmica britânica antes do jogo
O capitão da seleção olímpica britânica, Ryan Giggs, criou uma polêmica no Reino Unido ao negar-se a cantar o hino nacional no início das partidas, assim como outros jogadores de origem galesa. O fato voltou a se repetir nesta quarta-feira. Curiosamente Craig Bellamy, Joe Allen, Aaron Ramsey e Neil Taylor, que começaram como titulares, ficaram em silêncio durante a apresentação do hino.
Durante a semana, Giggs disse que era uma “opção pessoal”, mas pediu para que os torcedores galeses não vaiassem o hino antes da partida contra o Uruguai. A Grã-Bretanha representa todo o Reino Unido, que tem Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
Comemoração Daniel Sturridge da grã Betanha contra o Uruguai (Foto: Getty Images) Sturridge corre para comemorar seu gol contra o Uruguai, na tarde desta quarta-feira  (Foto: Getty Images)
Britânicos abrem o placar no fim do primeiro tempo
Diferente do último jogo, o técnico Stuart Pearce escalou a equipe sem o experiente Ryan Giggs, do Manchester United. Nos 15 minutos iniciais, a equipe se mostrava bem mais eficiente e o domínio era evidente. Mas a primeira grande chance foi do Uruguai. Após uma cobrança de falta na área, o zagueiro Coates subiu mais que todo mundo e cabeceou. A bola passou raspando o travessão de Butland.
O Uruguai começou a gostar do jogo. Aparentemente mais técnica, a equipe chegava bem ao ataque. Aos 25, Ramires recebeu na entrada da grande área e arriscou, mas a bola foi longe. A Grã-Bretanha respondeu logo depois. Ramsey avançou pela direita e cruzou rasteiro, mas ninguém chegou para finalizar.
Nos acréscimos, os britânicos abriram o placar. Em bela jogada, Sinclair chega na linha de fundo, corta o marcador e chuta cruzado, Sturridge entra de carrinho para balançar as redes uruguaias e fazer a festa dos torcedores que lotaram o Estádio Millenium.

Uruguai domina etapa final, mas não marca

O segundo tempo começou com um lance incrível. Após um cruzamento pela direita, Ramsey toca de cabeça para o meio e, sozinho, Sturridge chuta na trave. Porém, o bandeirinha já havia marcado uma irregularidade.

Suarez teve uma grande chance de empatar aos 19 minutos. O atacante, do Liverpool, recebeu belo lançamento e, ao invadir a área, chutou cruzado. Burtland se esticou todo para fazer a defesa. No rebote, Cavani ainda tentou marcar, mas jogou para fora.

O Uruguai dominava o jogo, enquanto a Grã-Bretanha recuava e buscava os contra-ataques. Natural do País de Gales, Bellamy foi substituído aos 33 e saiu de campo muito aplaudido. Percebendo a chegada da eliminação, os uruguaios começaram a entrar mais forte nas divididas. O jogo ficou tenso. Aos 43, Sturridge ainda colocou o goleiro Campana para trabalhar. O atacante chutou no canto, mas o uruguaio defendeu. Nos acréscimos, Suarez chutou no travessão. Após o lance, o árbitro encerrou o confronto e levou os torcedores britânicos ao delírio.
 
Senegal empata com os Emirados Árabes e se classifica

No estádio Ricoh Arena, em Coventry, o Senegal empatou por 1 a 1 com os Emirados Árabes. Assim, a equipe africana se classificou para a próxima fase dos Jogos Olímpicos de Londres. O time, que começou a rodada em segundo no Grupo A, acabou beneficiado com a derrota do Uruguai para a Grã-Bretanha, em Cardiff, capital do País de Gales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário