quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Federação expulsa dos Jogos atletas que tentaram entregar no badminton

Entidade anuncia exclusão das oito jogadores que tentaram perder suas partidas para conseguir um confronto mais fácil nas quartas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
A Federação Internacional de Badminton decidiu nesta quarta-feira excluir dos Jogos Olímpicos de Londres as quatro duplas femininas que jogaram para perder na última rodada da fase de grupos, na terça-feira. Estão fora das Olimpíadas as chinesas Wang Xiaoli e Yu Yang, as indonésias Greysia Polii e Meiliana Jauhari, e as sul-coreanas Jung Kyung-eun, Kim Ha-na, Ha Jung-eun e Kim Min Jung.
Árbitro conversa com Xiaoli/Yang, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul, no badminton (Foto: Reuters)Árbitro para jogo e pede seriedade a Xiaoli/Yang, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul (Foto: Reuters)
A decisão da entidade recebeu elogios do vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Craig Reedie, que já foi presidente da Federação Internacional de Badminton.
- Se você tira o elemento competitivo do esporte, ele fica sem sentido. Você não pode permitir esse tipo de comportamento sem tomar uma ação firme. A federação acertou - disse.
As duas partidas que envolveram as duplas excluídas provocaram grande polêmica na terça-feira. Depois de sequências de saques no meio da rede e erros bizarros, os torcedores passaram a vaiar as duplas, e os jogos chegaram a ser interrompidos pelos árbitros, que pediram seriedade e ameaçaram desqualificar as atletas, mas nem assim foram atendidos.
As duplas tentaram entregar seus jogos na última fase de grupos porque já estavam classificadas às quartas de final e queriam evitar um confronto mais difícil. Mas, com dois times querendo entregar no mesmo jogo, criou-se um constrangimento de repercussão mundial. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres, Sebastian Coe, criticou as atletas.
- Foi inaceitável e deprimente. Quem quer ver um jogo assim? - disse.
Na manhã desta quarta, a Federação Internacional de Badminton decidiu abrir uma investigação contra as atletas, por "não se esforçarem para ganhar um jogo". Horas depois, decidiu-se pela exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário