quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Tenho mais coisas para fazer", diz Lula, sobre mensalão

Ex-presidente afirmou que não acompanhará julgamento do maior escândalo de sua administração

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: José Cruz/ABr)
Após ser homenageado nesta quinta-feira por empresários do setor do biodiesel em São Paulo, horas antes do início do julgamento do maior escândalo de sua administração, o mensalão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou não ter interesse em acompanhar o início deste julgamento.

"Tenho mais coisas para fazer do que isso, quem tem de assistir são os advogados", disse, ao ser questionado se acompanharia o julgamento do processo 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) e que será transmitido pela TV.

Lula foi homenageado na manhã de hoje pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio). Além de Lula, algumas lideranças petistas acompanharam o evento, dentre elas, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, o presidente estadual da sigla em São Paulo, Edinho Silva, e o governador de Sergipe, Marcelo Deda.
Biodiesel
Para Lula, o programa brasileiro de biodiesel "não tem retorno" e que a grande aposta de matéria-prima é o dendê, referindo-se à palma, hoje plantada em regiões do Pará pela Petrobras Biocombustível.

O ex-presidente, que recebeu uma homenagem do setor, lembrou que a busca por uma matéria-prima ideal começou pela mamona, passou pelo pinhão manso, que está sendo aprimorado pela Embrapa, e agora está no dendê. Ao agradecer a homenagem, Lula ressaltou o papel importante que o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues teve na elaboração de todo o programa do biodiesel.

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, ressaltou, durante o evento, o papel que o governo Lula teve na construção do projeto do biodiesel, que envolveu o zoneamento agroecológico e a busca de matérias-primas e processos sustentáveis - tudo vinculado a um programa social que gerou emprego ao mesmo tempo em que ofereceu um modelo alternativo de produção de energia.

Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de biodiesel em 2011 foi de 2,67 bilhões de litros ante uma capacidade instalada de 6,9 bilhões de litros. Atualmente 104 mil agricultores familiares integram o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário