quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Petrobras tem interesse em ter PDVSA como sócia

01/08/2012 - por AGÊNCIA ESTADO

Estatal quer PDVSA como sócia na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e para tomar um empréstimo de US$ 4 bilhões com o BNDES

Graça Foster, presidente da Petrobras (Foto: Divulgação)


A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse, nesta quarta-feira (01/08), que "existe interesse da Petrobras de ter a PDVSA - a estatal venezuelana da área de petróleo - como sócia" na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Graça afirmou que a companhia também tem interesse em que a PDVSA consiga apresentar as garantias ao BNDES para tomar um empréstimo de US$ 4 bilhões e oficializar a parceria.
"Enquanto houver potencial de ser um bom negócio vamos discutir com eles", disse a jornalistas, após palestra organizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef). Segundo ela, 60,5% das obras já estão concluídas. Graça informou que, devido ao estágio da obra, a Petrobras convidou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para visitar o empreendimento em Pernambuco. Não há data, no entanto, para a possível visita.
 
Nova diretoria
 
Graça Foster também disse ser possível o anúncio, na próxima sexta-feira, do nome de um novo diretor para a área Internacional, após reunião do Conselho de Administração da companhia e a divulgação dos resultados referentes ao segundo trimestre. Graça acumula a função há alguns dias, depois da saída do diretor Jorge Zelada. "Eu gostaria (que fosse anunciado na sexta-feira). Por razões óbvias, estou um pouco sobrecarregada de trabalho", afirmou. Graça confirmou que José Carlos Amigo, gerente executivo que ocupou temporariamente a diretoria em 2012 como diretor em exercício, é um dos cotados para a vaga. "Amigo é um nome que tem sido bastante discutido".
Já em relação a boatos sobre a indicação do executivo Alexandre Pena, Graça disse que não o indicaria a nenhuma diretoria. A presidente lembrou que, no passado, já pediu o afastamento dele da gerência executiva em Gás e Energia, quando ela era a diretora da pasta. "Acho que ficaria um pouco complicado (indicá-lo agora)", disse.
Graça afirmou ainda que é contra o fim da área internacional. "São os olhos da Petrobras fora do Brasil", disse. O resultado do segundo trimestre será divulgado na sexta após fechamento do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário