quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cielo fica em sexto lugar nos 100m livre e já pensa nos 50m: 'É jogo novo'


01/08/2012 16h34 - Atualizado em 01/08/2012 20h17

Nathan Adrian, dos EUA, é ouro, um centésimo à frente do australiano James Magnussen; nesta quinta-feira Cesar começa luta pelo bicampeonato olímpico

Por Danielle Rocha Direto de Londres
246 comentários
Cesar Cielo 100m livres Olimpíadas 2012 (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Cesar Cielo, ofegante ao fim dos 100m livre
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Cesar Cielo pisou na piscina com o pé direito. Tocou o chão, fez o sinal da cruz e partiu em direção a raia 2. Era o único remanescente, entre os oito finalistas dos 100m livre, daquela prova de Pequim-2008 da qual saiu com um bronze. Desta vez, sabia que precisaria nadar para o melhor tempo da vida, na era pós-trajes tecnológicos, se quisesse um lugarzinho no pódio. Tinha 47s84 e nesta quarta-feira fez 47s92. O ouro esteve em seu poder até a metade da prova. Até ali foi soberano, mostrando que está muito veloz para lutar pelo bicampeonato nos 50m livre. Seguiu na briga até os últimos 10m. A partir dali o cansaço bateu, a perna doeu e alguns adversários acabaram nadando mais rápido do que ele imaginava. Os seis primeiros nadaram abaixo dos 48s e Cielo teve que se contentar com a sexta colocação.
- No Mundial de Xangai fiquei em quarto e no retrasado tive dificuldade nessa prova. Não é surpresa para mim. A gente entra na disputa sabendo como está. Eu sabia que não ia ser minha melhor prova, mas estava com expectativa de medalha. É difícil se ver gente baixando tempo numa final olímpico e a gente viu quase a série inteira fazendo a melhor marca. Todos ficaram surpresos com o tempo do Nathan. Fiz a minha parte, baixei o tempo também, mas não foi suficiente - lamentou.
Doze centésimos separaram Cielo de um novo bronze, que foi parar no peito do canadense Brent Hayden. E apenas um centésimo separou James Magnussen do ouro que ele tanto queria. Mais uma vez quem estragou a festa do jovem australiano e atual campeão mundial da distância foi Nathan Adrian (47s52). Primeiro homem do 4x100m livre americano, ele já havia abalado a confiança de Magnussen ao bater na sua frente naquele revezamento. As duas derrotas seguidas foram demais para o nadador de 21 anos. Durante a entrevista coletiva, ele não segurou as lágrimas. Estava desapontado, lembrando que telões foram colocados em sua cidade para acompanhar a prova.
Nathan Adrian natação 100m livres olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)Nathan Adrian comemora a vitória na final dos 100m livre (Foto: Reuters)
Sem mostrar abatimento, Cielo já parecia ter virado a página. O sorriso tomou conta de seu rosto assim que foi perguntado sobre os 50m livre. Neste ciclo olímpico, ao contrário dos 100m, ele foi o rei da distância, conquistando o bicampeonato mundial. A partir desta quinta-feira, o campeão de 2008 briga para manter sua coroa nos Jogos Olímpicos. As eliminatórias, que também contarão com Bruno Fratus, estão marcadas para as 6h (de Brasília), com transmissão do SporTV.
- Agora é o cinquentinha, é rapidinho (risos). E é um jogo novo. Já passei pelo primeiro agora vem o segundo. O importante é ter uma boa noite de sono para acordar e tomar conta da eliminatória e para fazer o melhor possível pelo bi. Mas sempre atento porque da raia 1 a raia 8 tem muita gente boa nadando. Não se pode subestimar ninguém.


Confira a classificação final dos 100m livre:
1º Nathan Adrian (EUA): 47s52
2º James Magnussen (Austrália): 47s53
3º Brent Hayden (Canadá): 47s80
4º Yannick Agnel (França): 47s84
5º Sebastian Verschuren (Holanda): 47s88
6º Cesar Cielo (Brasil): 47s92
7º Hanser Gracia (Cuba): 48s04
8º Nikita Lobintsev (Rússia): 48s44

Nenhum comentário:

Postar um comentário