Já classificado para as semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Flamengo encara o Macaé neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), em confronto válido pela última rodada da fase de classificação. Ganhando o jogo, o Rubro-Negro tem chances de terminar o Grupo A na primeira colocação, mas, para isso, dependerá de um tropeço do Vasco diante do Olaria.

Dependendo da posição final, o Flamengo poderá fugir de um clássico e enfrentar o Olaria nas semifinais. Outros rivais possíveis seriam o Fluminense e o Botafogo, onde o resultado final do confronto passa a ser mais imprevisível. Neste cenário que os jogadores flamenguistas enfrentarão o Macaé e, para evitar qualquer arrependimento ou decisão precipitada, a ordem é não escolher adversário e tentar superar os macaenses.

"Um time que pretende ser campeão não pode ficar escolhendo adversários. Independentemente de quem vier o Flamengo precisa estar preparado e tentar derrotar esse rival. Temos que estar pronto para qualquer possibilidade e justamente por conta disso é que ainda não devemos nos preocupar com quem vai vir pela frente. Temos que derrotar o Macaé e depois pensar nas semifinais", afirmou o lateral direito Leonardo Moura.

Opinião parecida tem o lateral esquerdo Rodrigo Alvim.

"O Flamengo já mostrou que tem condições de jogar de igual para igual com qualquer adversário e vencê-lo. Não é à toa que estamos invictos nesta temporada e que estamos conseguindo os nossos objetivos. Portanto, não devemos escolher adversários, pois quando isso acontece a chance de o resultado final ser ruim é ainda maior. Vamos trabalhar para derrotar o Macaé, que é o que nos resta neste momento", declarou lateral.

Para o meia Renato Abreu a escolha do adversário não significa que a vitória seja certa em um confronto decisivo. Ele cita como exemplo o Boavista, que nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, eliminou o Fluminense e chegou à decisão.

"No primeiro turno ninguém esperava que o Boavista fosse conseguir fazer alguma coisa contra o Fluminense e todos esperavam que ele não estivesse na final. No fim das contas o que vimos foi que o nosso adversário na decisão foi o Boavista e que este time vendeu muito caro a derrota. Tanto que conseguimos decidir apenas em uma jogada de bola parada. Sinceramente, não vale à pena ficar pensando em quem se deve enfrentar. É preciso estar preparado para superar qualquer adversário", afirmou o armador.

Para a partida de domingo o time ainda vai ser definido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. É possível que o treinador poupe alguns titulares. O lateral direito Leonardo Moura, o zagueiro Welinton e o volante Willians, pendurados com dois cartões amarelos, não devem ir a campo. O zagueiro David Braz, advertido com o terceiro cartão amarelo, é desfalque certo. O meia Ronaldinho Gaúcho, que vem encontrando dificuldades para treinar por conta de uma bolha no pé direito, é outro que pode acabar sendo preservado.

Fora de campo a diretoria recebeu a notícia de que a Olympikus, fornecedora de material esportivo do clube, vendeu mais de 64 mil camisas 10 do clube desde a chegada de Ronaldinho Gaúcho. Os números renderão aos cofres do clube a quantia de R$ 420 mil somente pelos royalties.

A informação serve para aliviar um pouco as críticas pelo fato de o clube estar encontrando dificuldades de vender espaços publicitários em sua camisa mesmo contando com o pentacampeão em seu elenco. O departamento de marketing está trabalhando no sentindo de intensificar ações que possam trazer ainda mais dinheiro para o clube por conta do investimento feito para a contratação do craque.