segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que todos previam aconteceu...

Em cinco capítulos, saiba como foi
o GP da Malásia, vencido por Vettel

Confira os vídeos com os momentos marcantes da segunda prova de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
vettel rbr gp da malásia pódio (Foto: agência Getty Images)Vettel beija o troféu no pódio (Foto: Getty Images)
Após o domínio no GP da Austrália, a Fórmula 1 parecia estar vendo a repetição do mesmo enredo da corrida em Melbourne. Desta vez na Malásia, no circuito de Sepang, Sebastian Vettel fez mais um passeio dominical com o carro da RBR, venceu a segunda consecutiva em 2011 sem temer a ameaça de chuva - que não veio. O atual campeão mundial dominou a corrida desde o início e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a oitava posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto. Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio.
Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O carro parou após a bandeirada, mas o brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton. Então, vale a pena recordar, em cinco capítulos, os momentos mais relevantes do GP da Malásia de 2011:
1) Pole no último segundo
A receita do GP da Austrália começou a ser repetida ainda no treino classificatório, mas desta vez com um pouco mais de drama. Com o cronômetro zerado, Sebastian Vettel acertou uma volta em 1m34s870 e bateu o tempo de Lewis Hamilton, o melhor até então. Ele conseguiu sua segunda pole de 2011 e a 17ª da carreira, quando nem a equipe acreditava mais. O inglês da McLaren teve de se contentar com a segunda posição, um décimo atrás do alemão. O australiano Mark Webber, companheiro do alemão na RBR, teve de se contentar mais uma vez com a terceira posição no grid, repetindo os três primeiros postos da Austrália, primeira corrida da temporada.
2) Vettel larga bem e mantém a ponta
Ao contrário da Austrália, Vettel pode contar com o Kers na largada da Malásia, o que tornou sua vida um pouco mais fácil. Ele conseguiu manter a ponta apesar da pressão de Hamilton na primeira curva. O inglês ficou encaixotado pelo alemão, permitindo a ultrapassagem de Heidfeld, que assumiu a segunda posição. Button ficou em quarto, embora muito pressionado por Petrov. Massa saltou bem e passou Alonso no início. O brasileiro era o sexto, uma posição à frente do espanhol. Com Heidfeld em segundo, Vettel teve pista livre para abrir vantagem na primeira parte da corrida.
3) Ferrari erra em pit stop de Massa
Após a boa largada de Massa, o brasileiro vinha em um bom ritmo e conseguiu a ultrapassagem sobre Petrov na sexta volta, e subindo para quinto. Entretanto, a Ferrari atrapalharia a corrida do brasileiro no início da primeira rodada de pit stops, que começou na 11ª volta. Heidfeld, Massa e Button fizeram suas paradas simultaneamente, mas o brasileiro foi prejudicado por um erro da Ferrari na troca da roda dianteira esquerda - o mecânico demorou muito a encaixar a porca no local e perdeu muito tempo. Acabou superado pelo companheiro Alonso. O incidente comprometeu a corrida do brasileiro, que poderia ter chegado ao primeiro pódio do ano.
4) Alonso e Hamilton se estranham

Em seu último pit stop, Hamilton repetiu os pneus duros da outra parada e começou a perder rendimento. Superado pelo companheiro Button, o inglês passou a ser ameaçado por Alonso. O espanhol tinha acabado de fazer sua parada. Ele retornou muito próximo de Hamilton, que não andava mais tão rápido. O bicampeão, por sua vez, tinha problemas em sua asa móvel, que não funcionava a contento, mas tentou a ultrapassagem na 46ª volta. Entretanto, ele cometeu um erro, acertou o pneu traseiro direito do rival e quebrou sua asa dianteira. O incidente acabou forçando mais uma entrada nos boxes. Pela disputa, os dois acabariam punidos após a prova em Sepang.
 5) Vettel vence com tranquilidade
Na frente e sem chuva, que não passou apens de uma distante ameaça ao longo das 56 voltas da prova, Vettel apenas administrou a boa vantagem para Button nas últimas voltas e venceu com tranquilidade pela segunda vez seguida na temporada 2011. De quebra, abriu uma vantagem de 24 pontos sobre o inglês. Webber ainda tentou pressionar Heidfeld pelo terceiro posto, mas o alemão se manteve à frente e subiu ao pódio pela primeira vez no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário