Bem-estar, equilíbrio e um corpo esculpido. Quel tal conquistar tudo isso com apenas uma prática? Depois do sucesso do Pilates, a moda agora é o Gyrotonic (gyro= giro e tonic= dar tônus). O método, criado pelo romeno Juliu Horvath, 68 anos, chegou ao Brasil em 2000, trazido pela fisioterapeuta e ex-bailarinha Rita Renha.

A prática já conquistou estrelas, como a cantora Madonna, 52, e a atriz Gwyneth Paltrow, 38. Aqui no Brasil, a atriz Fernanda Nobre, 28, e a apresentadora Patrícia Maldonado, 35, também são adeptas.

Os exercícios se baseiam nos princípios de ioga, tai chi chuan, natação e balé. São movimentos circulares, que podem ser feitos em cinco diferentes aparelhos ou no solo. “É um método de descoberta, reeducação e conscientização do corpo, que estimula os sistemas respiratório, circulatório e linfático. O foco não está na estética, apesar de melhorar a postura e definir a musculatura”, explica Rita.

Em cartaz com a peça Linda, no Rio de Janeiro, Fernanda conta que leva exercícios das aulas para seu aquecimento antes de entrar no palco. “Faz dois meses que comecei a praticar e já pude observar os resultados. Trabalha a postura, a respiração, a concentração, além de dar tônus muscular”, diz a atriz. “Fiquei interessada quando me falaram que define o corpo, enrijece os músculos e afina a silhueta. O que mais posso querer? Também alinha a coluna e isso reflete na diminuição daquela barriguinha incômoda”, revela Patrícia. Entre os benefícios, combate de déficit de atenção, alívio do estresse, aumento da força e da flexibilidade. Uma aula custa, em média, R$ 80 a hora. Pode ser individual ou feita em grupos pequenos.